FAQ

Sim. Qualquer pessoa pode viver a emoção das provas, assim como desfrutar de uma programação de palestras e ativações que refletem o que fazemos de melhor: educação para o trabalho. 

As Competições Senac ocorrem a cada dois anos. O objetivo é posicionar o Senac como o player que torna a educação profissional brasileira para o comércio uma referência mundial. Medalhistas de ouro nas ocupações de Serviço de Restaurante, Cozinha, Estética e Bem-Estar, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Recepção de Hotel, Florista e Cabeleireiro são selecionados para a WorldSkills Competition, a maior competição educacional do mundo. 

Portanto, em ano que não tem WorldSkills, temos as Competições Senac, que selecionam talentos para o grande torneio mundial. 

Para fazer parte de todo o circuito educacional, basta procurar uma unidade do Senac nos estados participantes do projeto, que são: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. 

As unidades serão as responsáveis por informar os cursos elegíveis para as Competições Senac e explicar como funciona todo o processo educacional até o torneio. 

A WorldSkills Competition aceita competidores até 22 anos, mas as delegações de cada país têm autonomia para mudar a faixa etária. No caso das Competições Senac, são aceitos competidores com idade até 21 anos para as ocupações que participam da competição internacional. 

Não. A delegação brasileira para a WorldSkills é formada pelo Senai e pelo Senac. O primeiro representa as ocupações/profissões da indústria. E o Senac representa o comércio.

O Senac fica responsável por convidar e selecionar avaliadores nacionais e internacionais, previamente treinados pelos experts das Competições, para garantir que os critérios de avaliação sejam justos e nivelados ao padrão internacional.  

O Senac fica responsável por convidar e selecionar avaliadores nacionais e internacionais, incluindo seus docentes treinadores, previamente treinados pelos experts das Competições para garantir que os critérios de avaliação sejam justos e nivelados ao padrão internacional. 

As notas são lançadas em um sistema eletrônico acessado e analisado somente pela equipe de educação profissional do Senac responsável por computar os resultados. 

Para fácil entendimento: antes de ser uma disputa, é um projeto de educação. As Competições Senac não incentivam o torneio predatório. Todos os alunos e alunas vivem um circuito profissional de treinamentos no qual são introduzidos e preparados em práticas niveladas ao padrão internacional de cada área. Assim, vivem uma trajetória de transformação profissional que vai muito além da conquista de uma medalha.